Foi publicada em Diário da República a instituição do dia 20 de julho como o Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, destinado à realização dos atos comemorativos da doação e transplantação de órgãos. De acordo com o diploma publicado a 28 de junho, justifica-se a instituição da data como «reconhecimento aos dadores e famílias, aos profissionais de saúde, assim como para recordar à sociedade que a doação de órgãos ajuda a salvar a vida ou contribui para melhorar a qualidade de vida de muitos doentes, tornando, assim, mais conhecido o seu significado».
Em 2019 assinala-se o 50.º Aniversário do 1.º Transplante Renal em Portugal, realizado a 20 de julho de 1969, nos Hospitais Universitários de Coimbra por uma equipa liderada pelo Prof. Doutor Linhares Furtado.
Como habitualmente, a 20 de julho, a Sociedade Portuguesa de Transplantação celebrará o Dia do Transplante, um dia de reflexão e convívio para os doentes transplantados, familiares, amigos e profissionais de saúde. Em colaboração com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra iremos também homenagear o Sr. Prof. Doutor Linhares Furtado, pelas 15:00, numa Sessão Solene.
Data: 20/7/2019 (sábado)
Local: Sala Mondego do Convento de São Francisco – Av. da Guarda Inglesa, n.º 1A – Coimbra
Será disponibilizado transporte a partir de Lisboa e do Porto.
Leave a Comment