Nestes últimos dias temos assistido a uma guerra na Europa injustificada, que já deu origem a avultadas perdas de vidas humanas. Neste sentido, a Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR), membro fundador da EKPF, associa-se à European Kidney Patients Federation na condenação da guerra na Ucrânia e comunica que está disponível para apoiar os pacientes renais, as suas famílias e os profissionais de saúde das zonas em conflito.
São sempre os mais vulneráveis que mais sofrem em situações como esta e nós manifestamos particular preocupação com os doentes renais crónicos em tratamento e com os transplantados renais.
Já chegaram até nós pedidos de ajuda dos que em tratamento de hemodiálise querem refugiar-se e não podem, sob o risco de não conseguirem tratamento em tempo útil noutro país, o que levaria à sua morte.
Também nos foram comunicados, por vias não oficiais, pedidos de apoio perante a falta de condições de segurança e técnicas para a realização dos tratamentos de hemodiálise, assim como, nos foram lançados alertas para falta de medicamentos imunossupressores, para os transplantados renais, essenciais para evitar a rejeição do órgão enxertado.
Apelamos ao respeito do direito humanitário internacional e defendemos que é absolutamente necessário proteger, para além da população civil, os doentes renais ucranianos. Exigimos que continue a ser-lhes disponibilizado o acesso à diálise, ao transplante, à medicação e aos cuidados de saúde.
Requeremos o apoio dos nossos governantes, e dos prestadores privados de cuidados aos hemodialisados, e pedimos que se aliem em estratégias que garantam o tratamento dos doentes em tratamento na Ucrânia.
Apoiamos a abertura de um corredor de emergência humanitária que facilite a entrada de ajuda médica e que facilite a evacuação dos doentes renais da zona de conflito.
Solidarizamo-nos com todas as vítimas desta terrível tragédia e estamos prontos para apoiar os nossos irmãos e irmãs ucranianos. Nesse sentido a APIR disponibiliza-se, dentro das suas capacidades, para apoiar qualquer ação humanitária em benefício dos doentes renais da Ucrânia.
Leia o comunicado completo aqui: https://www.apir.org.pt/wp-content/uploads/2022/03/Comunicado-APIR-Ucrania.pdf
Leave a Comment