Várias Doenças podem provocar a insuficiencia renal Crónica Terminal. Consoante a localização do dano renal, distinguem-se vários tipos de doenças renais. A enumeração que se segue não é completa, referindo somente as mais correntes:
Neste tipo de lesões são os filtros dos rins, os glomérulos, que são destruídos por processos inflamatórios (glomerulonefrites) ou degenerativos.
Após longos anos de evolução, a Diabetes mellitus é causa frequente de insuficiência renal crónica, bem como de outras complicações graves vasculares, oculares , neurológicas.
As doenças renais vasculares são, muitas vezes, devidas à evolução prolongada da hipertensão arterial, sem qualquer aviso para a pessoa que a possui. Estão também associadas a outros factores de risco vascular.
São as lesões renais devido a anomalias das vias urinárias ou a obstáculos nas vias urinárias ( por exemplo, cálculos), ou a infecçãos crónicas.
A mais frequente é a poliquistose renal.
O abuso de medicamentos tóxicos para os rins pode igualmente conduzir a uma insuficiência renal crónica terminal, cuja frequência varia de um país para o outro. Os medicamentos mais frequentemente envolvidos são analgésicos e anti-inflamatórios, utilizados individamente de maneira prolongada para dores de cabeça e outras.