9h30 – Receção dos participantes
10h00 – Sessão de Abertura
- Jorge Lacão, Vice-Presidente da Assembleia da República
- Maria Lúcia Amaral, Provedora de Justiça
- Paula Campos Pinto, Presidente do Mecanismo Nacional de Monitorização da Implementação da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Me-CDPD)
10h30 – Apresentação do Relatório 2018 do Me-CDPD
11h00 – Pausa para café
11h30 – Participação Política e Cidadania – Painel com representantes de todos os grupos parlamentares e Debate
13h30 – Pausa para Almoço
15h00 – Painel “Eu tenho uma ideia” – Apresentação de propostas para promover a participação política e a cidadania das pessoas com deficiência
16h00 – Sessão de Encerramento
- Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência
- Filipe Venade, Vice-Presidente do Me-CDPD
Visando estimular uma participação mais ativa dos cidadãos em relação à temática, o Me-CDPD convida ainda todas as pessoas interessadas a apresentar, em 5 minutos, uma proposta de iniciativa, programa ou prática suscetível de promover a participação política e cidadania das pessoas com deficiência.
As propostas podem referir-se a qualquer área da vida social (educação, trabalho, saúde, lazer, cultura, vida política), destinar-se a qualquer grupo etário ou envolver uma ou várias áreas da deficiência.
As propostas podem ser de autoria individual ou coletiva. Os interessados deverão enviar um resumo da apresentação (máximo 300 palavras), até ao dia 19 de março para o e-mail mecanismoindependente@gmail.com.
As propostas recebidas serão apreciadas pelos membros do Me-CDPD que, caso se revele necessário, procederão à seleção das propostas mais inovadoras para apresentação no dia da Conferência.
Leave a Comment