A Sociedade Portuguesa de Nefrologia divulgou o relatório do Gabinete de Registo com os dados referentes ao tratamento substitutivo da doença renal crónica, estadio V em Portugal, referentes ao ano de 2014.
Apesar do ligeiro decréscimo nos anos de 2011 e 2012, em 2013, e mais acentuadamente em 2014, os dados da incidência (novos doentes que entraram em diálise) voltaram a subir, atingindo os valores de 2010, tendo neste ano de 2014, iniciado tratamento substitutivo da função renal 2473 novos doentes, ou seja 234,86 novos doentes por milhão de habitantes.
Para este aumento no número de doentes que iniciaram a sua terapêutica de substituição da função renal, ainda não existe uma explicação concreta, para além das já habituais causas (aumento da diabetes e da hipertensão arterial).
No entanto, continuam a entrar novos doentes em diálise em consequência de causas desconhecidas, o que leva muitas vezes esta Associação, a colocar o porquê do nosso País continuar nos lugares cimeiros deste item da incidência a nível europeu.Veja aqui o relatório completo do gabinete de registo da SPN, com os dados refrentes ao tratamento substitutivo da função renal, estadio V, ano de 2014;
Leave a Comment