Saúde Renal para Todos em Todo o Mundo
Estima-se que 850 milhões de pessoas em todo o mundo tenham doença renal. A doença renal crónica (DRC) provoca mais de 2,4 milhões de mortes anualmente. A doença renal aguda, uma causa importante da importante da DRC afeta mais de 13 milhões de pessoas no mundo inteiro e 85% destes casos surgem em países com médio e baixo rendimento. Estima-se que todos os anos morram 1,7 milhões de pessoas com doença renal aguda.
Para além disso, a doença renal, quer crónica, quer aguda são importantes fatores de aumento da morbilidade e da mortalidade para outras doenças, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade e infeções como HIV, malária, tuberculose e hepatite.
Apesar do aumento crescente das doenças renais em todo o mundo, a desigualdade no acesso à saúde renal continua a crescer. As doenças renais muitas vezes resultam das condições sociais em que a pessoa nasce, cresce, vive, trabalha e envelhece, incluindo a pobreza, discriminação de género, acesso à educação, riscos ocupacionais e poluição, entre outros.
O transplante é considerado o tratamento mais vantajoso para a DRC. No entanto, o custo de implementação é elevado, tendo em conta a infraestrutura que é necessário criar e a necessidade de equipas altamente especializadas, a disponibilidade de dadores de órgãos e a necessidade de existir a diálise como tratamento de retaguarda. Os requisitos físicos e legais e os preconceitos culturais contra a doação de órgãos podem colocar barreiras em muitos países, tornando a diálise a única opção disponível.
Este ano, o Dia Mundial do Rim procura sensibilizar para o encargo crescente das doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e a gestão das doenças renais.
Saúde renal para todos, em todo o mundo chama a atenção para a necessidade de uma cobertura de saúde universal para a prevenção e o tratamento precoce da doença renal. O principal objetivo desta cobertura consiste em promover a saúde das populações garantindo um acesso universal, sustentável e equitativo a cuidados de saúde essenciais, de elevada qualidade, aumentando a igualdade no acesso à saúde, independentemente do grupo socioeconómico a que pertence.
Especificamente, no Dia Mundial do Rim pedimos medidas concretas em todo o mundo:
- Promover e adotar um estilo de vida saudável (acesso a água potável, exercício, dieta saudável, controlo tabágico). Muitas doenças renais podem ser evitadas, atrasadas ou controladas quando se tomam medidas de prevenção adequadas.
- Tornar o rastreio das doenças renais uma intervenção de saúde primária, incluindo acesso a análises regulares de urina e sangue. O rastreio de indivíduos de alto risco e o diagnóstico e tratamento precoce é uma forma eficaz de prevenir ou atrasar a doença renal nos seus estádios mais avançados.
- Garantir que os doentes renais recebem os cuidados de saúde básicos de que necessitam (por exemplo controlo da tensão arterial e do colesterol e acesso a medicação essencial), de forma a evitar a progressão da doença.
- Exigir políticas de saúde transparentes, que garantam um acesso equitativo e sustentável a cuidados de saúde avançados (ex: diálise e transplante) e uma melhor proteção financeira (ex: apoios estatais), à medida que se disponibilizam mais recursos. É essencial quebrar as barreiras socioeconómicas e alargar o acesso a serviços compreensivos, com vista a ir ao encontro das necessidades da população e garantir um tratamento equitativo e melhorar a qualidade do mesmo.
Junte-se a nós neste lema: Saúde Renal para todos, em todo o mundo!
Leave a Comment