Saúde Renal para Todos em Todo o Mundo – da Prevenção à Deteção e ao Acesso Equitativo ao Tratamento
O peso da doença renal
A doença renal é uma doença não transmissível que atualmente afeta cerca de 850 milhões de pessoas em todo o mundo. Cerca de 1 em cada 10 adultos tem doença renal crónica (DRC). O peso global da DRC está a aumentar e estima-se que venha a tornar-se a 5.ª causa mais comum da perda de anos de vida em 2040. A DRC é uma causa importante dos gastos em saúde. Os custos da diálise e transplantação consomem anualmente cerca de 2 a 3% do orçamento da saúde em países com elevados rendimentos, que são gastos em menos de 0,03% da população total desses países. Em países com menores recursos, a maior parte das pessoas com DRC têm um acesso limitado à diálise e ao transplante renal.
A doença renal pode ser prevenida e a progressão para doença renal terminal pode ser atrasada com um acesso adequado a um diagnóstico básico e a tratamento precoce. No entanto, enquanto que existem políticas e estratégias nacionais para as doenças não transmissíveis em geral, muitas vezes faltam políticas específicas de educação e consciencialização sobre a doença renal e de acesso ao diagnóstico e tratamento. É necessário aumentar o conhecimento da importância de medidas preventivas no seio da população, profissionais de saúde e classe política.
O que pretendemos
Este ano o Dia Mundial do Rim continua a chamar a atenção para o peso crescente das doenças renais a nível mundial e a lutar pela saúde renal para todos, em todo o mundo. Especificamente, a campanha de 2020 realça a importância de uma intervenção preventiva para evitar o início e a progressão da doença renal.
O que é uma intervenção preventiva?
O termo “prevenção” refere-se a atividades que se encontram categorizadas em três níveis:
- Prevenção primária implica intervir antes que surjam os efeitos na saúde, num esforço para evitar o início da doença renal antes do início do processo.
- Prevenção secundária sugere a realização de medidas preventivas que conduzem a um diagnóstico precoce e a um tratamento imediato da doença renal, para evitar o desenvolvimento de problemas mais graves.
- Prevenção terciária inclui a gestão da doença renal depois de já estar estabelecida, com vista a controlar a progressão da doença e o surgimento de complicações mais graves.
Em particular, a prevenção primária da doença renal requer a modificação de fatores de risco, incluindo a diabetes mellitus e a hipertensão, uma alimentação pouco saudável, anomalias estruturais do rim e do trato urinário e/ou níveis de toxicidade. As intervenções preventivas primárias incluem a promoção de estilos de vida saudáveis, incluindo atividade física e uma alimentação saudável, a realização de rastreios em pacientes um um risco elevado de DRC, através de análises ao sangue e à urina e a criação de um registo da DRC.
No caso de pessoas com doença renal pré-existente, a prevenção secundária, incluindo a otimização da tensão arterial e do controlo glicémico, consiste no principal objetivo da educação e das intervenções clínicas.
Em pacientes com DRC avançada, a prioridade consiste na gestão das comorbilidades, como a urémia (elevados níveis de ureia no sangue) e doenças cardiovasculares.
Estas medidas tornam-se cada vez mais importantes, à medida que aumentam os casos em todo o mundo. Uma vez que a DRC está associada a elevados custos de tratamento, as medidas de prevenção dirigidas às causas de base são extremamente importantes, especialmente no caso da prevenção primária. É importante sensibilizar e educar sobre os fatores de risco mais importantes e medidas de prevenção, para diminuir o peso da doença renal.
Em 2020, o Dia Mundial do Rim espera que todos lutem por medidas concretas em cada país, para promover e avançar a prevenção da doença renal, nomeadamente:
- Renovar o foco nos cuidados primários, aumentar a sensibilização e a educação, incluindo capacitação do doente e formação de especialistas.
- Integração da prevenção da DRC nos programas de doenças não transmissíveis para a criação de serviços compreensivos e integrados, que são essenciais para melhorar a deteção precoce e o acompanhamento da DRC a nível nacional de cada país.
- Colaboração multisetorial para promover a prevenção da doença renal.
Fonte: https://www.worldkidneyday.org/2020-campaign/2020-wkd-theme/
Leave a Comment