A função renal pode ser classificada em estádios, dependendo da TFGe.
Se a sua função renal se encontra no estádio 1 ou 2, só se considera doença renal crónica se tiver albuminúria, hematúria, anomalia patológica ou anomalia estrutural.
Descrição da doença renal
Tenha em consideração que as descrições seguintes servem apenas como um guia genérico e poderão não se aplicar a todas as pessoas. Alguns indivíduos chegam à insuficiência renal terminal (estádio 5) sem quaisquer sintomas, enquanto que outros poderão começar a sentir sintomas nas fases mais precoces da doença renal. Existem muitos fatores que afetam a progressão da doença renal e nem todos estão completamente compreendidos.
Nesta fase, algumas pessoas não têm sintomas da doença renal crónica. No entanto, existe maior risco de desidratação e uma maior sensibilidade aos medicamentos. É muito importante que consulte o seu médico antes de iniciar um novo medicamento, incluindo medicamentos de venda livre ou “naturais” ou ervanários. O risco de doença cardíaca (cardiovascular) também começa a aumentar. Nestas fases, o tratamento da doença passa pela manutenção de uma tensão arterial normal e pela opção por um estilo de vida saudável para atrasar ou evitar a progressão para as fases seguintes.
É mais comum a identificação da doença renal nesta fase, devido ao aumento de resíduos tóxicos (ureia e creatinina) no sangue. Poderá começar a sentir-se indisposto e a notar alterações no número de vezes que urina ao longo do dia. À medida que a função renal diminui, aumenta a tensão arterial. Poderão começar a surgir alguns sinais de doença óssea e anemia. Nestas fases, o tratamento da doença permite atrasar a sua progressão e reduzir a probabilidade de surgirem outras complicações.
Poderá haver alterações na quantidade de urina expelida. Quase sempre existe hipertensão arterial. A quantidade de proteínas na urina aumenta, assim como os níveis de creatinina e de potássio no sangue. Terá mais probabilidades de se sentir indisposto e poderá ter outras complicações da doença renal, tal como hemoglobina baixa (anemia). Mesmo com os melhores cuidados nos estádios anteriores, a doença renal pode conduzir à doença renal terminal, que implica a necessidade de fazer diálise ou de realizar um transplante renal para assegurar a sobrevivência.
Texto traduzido e adaptado com permissão da Kidney Health Australia.