Em cada rim existe cerca de um milhão de pequenas unidades chamadas nefrónios. Os nefrónios são as partes do rim responsáveis pela filtração do sangue. Cada nefrónio é composto por um pequeno filtro chamado glomérulo. Quando o sangue passa pelo nefrónio, este elimina a água e os resíduos tóxicos acumulados. A maior parte da água regressa ao sangue, mas os resíduos tóxicos são enviados para a bexiga e, posteriormente, expelidos sob a forma de urina. A maioria das doenças renais afeta os nefrónios.
Por vezes, a insuficiência renal pode acontecer de forma rápida como, por exemplo, devido a uma perda súbita de uma grande quantidade de sangue ou devido a um acidente. Uma diminuição súbita da função renal designa-se por insuficiência renal aguda e, geralmente, é de curta duração, mas, por vezes, pode causar lesões renais permanentes.
Mais frequente, é a função renal ir piorando ao longo dos anos. Se a doença renal é detetada precocemente, a medicação e as mudanças na alimentação e no estilo de vida podem prolongar a vida dos seus rins e permitir que continue a sentir-se bem por mais tempo.
Por vezes, a doença renal conduz a uma insuficiência renal avançada, a qual exige o tratamento através da diálise ou a realização de um transplante renal para garantir a sua sobrevivência.
Quais são os sintomas da doença renal crónica?
A doença renal é uma “doença silenciosa”, pois é frequente não existirem sinais de alerta. Há pessoas que só começam a ter sintomas quando perdem cerca de 90% da função renal. Os primeiros sintomas podem ser de ordem geral e incluem:
Se existem suspeitas de doença renal, o médico poderá pedir alguns exames para avaliar a função renal e começar a planear o tratamento. Estes exames incluem:
Poderá ser necessária uma consulta com um especialista, um médico nefrologista, para gerir o tratamento e decidir se é necessária uma biopsia renal. Na biopsia renal é retirado um pouco do tecido renal, o qual é observado no microscópio para determinar qual o tipo de doença renal e verificar a extensão das lesões nos rins.
As seguintes análises são correntemente efetuadas para avaliar a função renal.
Para a doença renal crónica ser diagnosticada, a TFG deve ser inferior a 60 ml/min/1,73m2, durante um período de mais de três meses
ou
deve existir evidência de lesão renal durante um período de mais de três meses, independentemente da TFG.
A lesão renal poderá ser de uma das seguintes naturezas:
Tem um maior risco de desenvolver doença renal crónica se:
Texto traduzido e adaptado com permissão da Kidney Health Australia.