Realizou-se no passado dia 24 de outubro, uma “talk” sobre os modelos de financiamento sustentável de hemodiálise em Portugal.
Este debate teve moderação de Paulo Ferreira, do Observador e contou com os seguintes convidados: José Miguel Correia (Presidente da Direção Nacional da APIR), Paulo Dinis (Membro da Direção da ANADIAL), Ana Farinha (Médica nefrologista e membro da Sociedade Portuguesa de Nefrologia), Aníbal Ferreira (Médico nefrologista e Professor da NOVA Medical School) e Julian Perelman, professor catedrático da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e vogal suplente da direção da APES (Associação Portuguesa de Economia da Saúde).
Na primeira parte do evento, a Dra. Ana Farinha, médica nefrologista, apresentou o estudo “Hemodialysis financing models: is there a sustainable financing model in Portugal?”, realizado pela NOVA IMS, e com o apoio da CSL Vifor.
Neste estudo conclui-se que a despesa do Estado por doente com diálise desceu, em termos reais, 21% em 10 anos, apesar de aumento do número de doentes. O estudo tem como objetivo analisar o atual modelo de financiamento e propor caminhos para a sua alteração.
Assista ao debate no vídeo que se segue:
Leave a Comment