Tenho 38 anos e desde os onze foi-me diagnosticada uma insuficiência renal crónica provocada por uma glomerulonefrite membranoproliferativa, sendo acompanhada até hoje, no CHLN – Hospital de Santa Maria. No início, os internamentos no Serviço de Nefrologia Pediátrica foram vários e por vezes longos, com interrupções do percurso escolar.
Desde os 14 aos 29 anos, passei a ser seguida no Serviço de Nefrologia e, através de medicação e dieta, foi possível evitar a progressão da doença renal e a frequência dos internamentos foi diminuindo.
Em fevereiro de 2006, devido a um progressivo agravamento da função renal, houve necessidade de iniciar um tratamento de substituição da mesma, por diálise peritoneal e, em fevereiro de 2013, por hemodiálise.
Ao longo deste percurso, surgiram muitas dificuldades que ultrapassei com determinação, força e coragem, na vontade de querer viver!
Após 7 anos e 4 meses, a 15 de Junho de 2013, fui transplantada na unidade hospitalar onde sempre fui acompanhada, não existindo até à data qualquer ocorrência, seguindo à risca todas as indicações médicas.
Apesar de a doença me acompanhar desde tenra idade, nunca deixei de lutar pelos meus sonhos e objetivos pessoais. Segui o meu percurso escolar normal. Em 2002 terminei a licenciatura em Química e, em 2009, o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas. Hoje, sou farmacêutica comunitária, numa farmácia de Lisboa.
Terminando o meu testemunho, agradeço a todos os médicos, enfermeiros, auxiliares e administrativos do Serviço de Nefrologia e Transplantação Renal do CHLN-HSM e em especial à Equipa de Transplante, pelo seu excelente trabalho, apoio e carinho! Foram muitos e longos anos que precisei e irei precisar de vocês e nada existe que pague a vossa dádiva. Agradeço também a todos os meus familiares e amigos o apoio e carinho, nesta nova etapa tão marcante na minha vida. OBRIGADA A TODOS!!!