A APIR realizou no passado dia 15 de maio, nas instalações da Cozinha da Escola da Diabetes, da APDP-Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, em Lisboa, mais um workshop de culinária, atividade inserida no projeto (In)Formação e Apoio Social, que tem como principal objetivo esclarecer, informar e apoiar os doentes renais e seus familiares e, neste particular, sobre a forma de confecionar os alimentos de uma forma interessante, saborosa e apelativa ao olhar, tendo em conta as restrições alimentares impostas a estes doentes.
Este workshop foi essencialmente direcionado aos DRC em tratamento substitutivo da função renal, particularmente aos que se encontram em hemodiálise, por ser uma fase em que se verificam algumas carências nutricionais, pois, devido ao tempo despendido nos tratamentos, é frequente saltar uma das principais refeições diárias.
Assim, os cerca de 20 participantes neste WS, divididos em vários grupos e orientados pelas Dras. Isabel Castro e Rita Calha, e pelo Chefe Emanuel Cunha, confecionaram de uma forma divertida, bem-disposta, mas com algum profissionalismo, pequenas refeições “brunch” de valor nutricional idêntico a uma refeição (almoço/jantar) que poderão ingerir nos dias de tratamento as quais lhes trarão o aporte nutricional necessário, evitando-se assim, possíveis casos de desnutrição.
Dos “brunchs” confecionados podemos destacar: – Sandes de Ovo Mexido com Cebola, Ovo escalfado em Tomatada com Tostas, Tortilha de Ovo, Estufado de frango com Legumes sobre Esmagada de Batata, Hambúrguer de Atum (receita que publicaremos nesta edição da Nefrâmea), Salada Fria de Atum com Vinagrete de Manga, Wrap de Frango com Vegetais, Salada Morna de Frango Laminado com Maçã Salteada e Molho de Iogurte. Como sobremesas, tivemos Gelatina com Ananás e com Fruta Cozida, Maçã cozida com Palitos La Reine, Leite Creme com Palitos La Reine, Farófias e Tapioca.
No final, todos provaram um pouco de cada um dos patos, tendo sido unânime a aprovação de todos eles.
A APIR pretende continuar a realizar estes Workshops não só direcionados aos DRC em hemodiálise, mas também aos que se encontram na fase de pré-diálise, ou mesmo transplantados, cujas refeições devem ser confecionadas de acordo com as características da sua situação clínica.
Aproveitamos para agradecer toda a disponibilidade e o apoio que nos foi prestado pelas Dras. Isabel Castro e Rita Calha, bem como pelo Chefe Emanuel Cunha. O nosso Bem Haja.
Leave a Comment